Hora do chá


Há muito, muito tempo durante a Satya Yuga , ou Idade de Ouro, da lenda védica , os seres humanos passaram a maior parte de seu tempo em meditação profunda , absorvendo prana (energia vital) da luz solar e da respiração. Um dia, segundo a lenda, um pedaço de alcatrão negro caiu do céu e um espectador curioso provou e sofreu indigestão. Senhor Brahma lhe deu água quente e foi como uma cura, e tudo estava bem. Esta história ilustra dois importantes princípios do Ayurveda : Em primeiro lugar, boa digestão e eliminação , tanto mental e físico - são cruciais para a saúde. Em segundo lugar, a água quente ajuda a transportar substâncias benéficas para o corpo e estimula resíduos e toxinas a saírem. Em outras palavras, quando você bebe o chá, você ajuda o prana fluir. Mas há mais do que apenas beber chá . O que e quando você bebe, a qualidade e o sabor das ervas e virya do chá (energia) também são importantes. Por exemplo , o sabor picante do gengibre aumenta o agni (fogo digestivo).


"Se uma substância ou ação é um alimento, um medicamento ou um veneno para o corpo/mente depende das circunstâncias em que ela é tomada", diz o Dr. Robert Svoboda , um médico ayurvédico


Utilize este guia para beber o chá certo, na hora certa.

Manhã: chás quentes, ervas aromáticas com sabores secundários amargo e adstringente são os melhores para o início do dia . Chai é uma boa escolha, assim como o chá Data ou como Tulsi misturado com gengibre e chá verde ou preto. Se você está congestionado, tente chá de gengibre com limão, mel, e 1/2 colher de chá de pimenta de Caiena.

Almoço: Escolha ervas frescas com um sabor doce e os tons secundários amargos e adstringentes. Se você está com frio ou fraco, beber chá Agni, é um chá digestivo maravilhoso; se você se sentir irritado ou superaquecido, experimente o chá Pitta e beber à temperatura ambiente. Hora de dormir: chás calmantes para induzir ao sono, o Bons Sonhos ajudam muito a ter um sono tranquilo e restaurador.











Fim da tarde, início da noite : Beba chás com sabores doce, azedo ou salgados. Leite de vaca ou de amêndoa quente com uma pitada de noz-moscada, ou chá Kapha são uma boa opção.

















Hora de dormir: chás calmantes para induzir ao sono, o Bons Sonhos ajudam muito a ter um sono tranquilo e restaurador. ​



Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Rua. Profa. Guaraciaba Santos, 197 - Loja 2

Uberlândia, MG.

  • Face KP
  • Insta KP

©Orgulhosamente criado com Wix.com